AS DORES DE MARIA




Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra — (Lc 1,38).

Estas palavras revelam a plena entrega de Maria à vontade de Deus para o gozo ou para a dor, ou seja, para a glória ou para a ignomínia.
A sua resolução está decidida: servir a Jesus, ou dando-O à luz no presépio de Belém, ou assistindo à sua morte no monte Calvário. Maria, aceitando a dignidade de Mãe de Deus, associou-se a Jesus na grande obra da Redenção e ofereceu-se para a carregar com todas as consequências que tal dignidade lhe impunha.
Como mãe, partilhou a sorte do Filho, que foi também o sofrimento. Teve, por isso, a sua Paixão e o seu Calvário, e uniu as dores de Jesus às próprias dores.
A segunda fonte das dores de Maria foi o ter sido testemunha ocular da Paixão de seu Filho, sem poder prestar-Lhe o menor serviço que o aliviasse das suas penas. As revelações de alguns Santos dizem que, se Maria não assistiu corporalmente às várias cenas da Paixão do Salvador, como a da flagelação e a da coroação de espinhos, o que não é de todo improvável, assistiu, contudo, mentalmente, a cada passo doloroso, pois tinha conhecimento de tudo pelo que sabia das sagradas Escrituras, pelos íntimos colóquios com Jesus em Nazaré e pelas notícias que São João lhe levava do que ia sucedendo.
Santa Catarina de Génova sucumbiu desfalecida quando Deus lhe mostrou, um dia, o pecado em toda a sua fealdade.
Maria aguentou não uma, nem duas, mas sete espadas trespassando-lhe, ao mesmo tempo, todo o seu espírito.
Meditemos nas suas dores e aprendamos dela a ser fortes nos combates que nos declaram o mundo, o demónio e a carne.
Muito fracos seremos se, à primeira tentação, nos dermos por rendidos ao nosso inimigo.

Fazei, ó Mãe, fonte de amor, que eu sinta o espinho da dor, para contigo chorar.

"Uma espada DE DOR trespassará a tua alma."

Comentários

Flagelos do mundo


Na oração, penitência é a melhor homenagem diante do flagelo do mundo, para aplacar a ira do Senhor. Os inocentes lavam a terra com o seu sangue como outrora Jesus lavou por nós. Deus permite estas coisas para mostrar quanta dor e falta de oração causa sofrimento ao homem; no abandono a Deus.
Alda Pereira

● Mantenho esta vela acesa, pelas almas do purgatorio.