Quem é o Espirito Santo?

Com aprovação eclesiástica, tirado da pagela da autoria do Pe. Oliveiros de Jesus Reis).

Todos os Cristãos foram baptizados em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, todos ouviram falar nas Três Pessoas da Santíssima Trindade, mas muitos há que, não sabem quem é o Espírito Santo em que foram baptizados.

Para ajudar a esclarecer o papel do Divino Espírito Santo na nossa vida sobrenatural de baptizados, eis porque me decidi a escrever estas páginas. E, fazendo-o, obedeço a uma inspiração do Alto pois a Sagrada Escritura diz:
«Toda a boa obra e todo o dom perfeito vem do Alto, descendo do Pai das luzes, no qual não há mudança nem sombra de variação». (TIAG.1,17). Uma das graças que o Divino Espírito Santo comunica às almas, que especialmente O invocam, é fazer-lhes ver a brevidade da vida e o nada deste mundo.

Quem é o Espírito Santo?

Deus é Uno em Essência e Trino em Pessoas. Sempre, desde toda a eternidade, Deus único é Pai, é Filho, como é o Espírito Santo. Tão eterno e tão infinitamente Poderoso e Bom, Justo e Misericordioso é o Pai como é o Filho, como é o Espírito Santo. O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus, mas não são três deuses – mas sim Três Pessoas distintas dum só Deus único e verdadeiro.
Isto é um mistério, pois a nossa razão o aceita porque Deus, Suprema Verdade, o revelou embora o não possamos compreender por Deus ser Infinito e nós termos só uma centelha da sua inteligência. Fomos criados á Sua imagem e Semelhança, mas não somos iguais a Ele.

Só a religião Católica, a que foi divinamente inspirada por Deus, possui mistérios, pois tem a Deus por Autor que nos quis revelar algo da Sua Vida íntima. As religiões falsas, criadas pelo homens inspirados por Satanás, para servir os seus erros e paixões, não têm mistérios, dão-nos só aquilo que o diabo e os homens podem dar, vão até onde eles podem ir e, embora nos ensinem algum bem, misturam a Verdade com o erro.

A Santíssima Trindade, diz o 4º Concilio de Latrão, é incompreensível e inexplicável. Mas podemos por meio de comparações, chegar a alguns conhecimentos muito úteis dos mistérios, diz o 1º Concilio do Vaticano.
Desde toda a eternidade, Deus vê-se no espelho da Sua Divindade e gera uma Imagem consubstancial de Si mesmo (HEB. 1,3) e esta imagem é o Seu Filho eterno. O amor recíproco do Pai e desta Imagem consubstancial, que é o Filho, é o Espírito Santo. Esta é as explicações que deram Sto. Agostinho, Sto. Anselmo e são Tomás de Aquino. É comum dizer-se que o Pai criou o mundo, que o Filho salvou os homens, e que o Espírito Santo é o Santificador. O Pai não tem origem nem procede de Pessoa alguma, mas o Filho procede eternamente do Pai, e o Espírito Santo procede eternamente de Uno e de Outro.
…a Igreja proclama: Glória ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo. O Credo, as bênçãos, …exprime a sua crença na Essência Una de Deus e na Sua Trindade de Pessoas.

Comentários

Enviar um comentário

Flagelos do mundo


Na oração, penitência é a melhor homenagem diante do flagelo do mundo, para aplacar a ira do Senhor. Os inocentes lavam a terra com o seu sangue como outrora Jesus lavou por nós. Deus permite estas coisas para mostrar quanta dor e falta de oração causa sofrimento ao homem; no abandono a Deus.
Alda Pereira

● Mantenho esta vela acesa, pelas almas do purgatorio.