Avançar para o conteúdo principal

Efeitos da graça santificante

A Graça Santificante é um dom Divino, uma qualidade sobrenatural infundida por Deus em nossa alma, que nos dá uma participação física e formal da própria natureza divina, tornando-nos semelhantes a Ele em sua própria razão de deidade.

Pe. António Royo Marín, O.P., Somos hijos de Dios _ Misterio de la divina gracia, BAC, Madrid, 1977, cap.III. “….Na realidade, todas as criaturas são, de alguma forma, semelhantes a Deus, que lhes deu o ser tirando-as do nada. Mas o são em graus diferentíssimos, á medida em que se aproximam mais de Deus, segundo uma escala analógica. Assim, temos que:

1º) Os minerais se assemelham a Deus exclusivamente enquanto ser, ou seja, enquanto existem. Neles não há uma imagem de Deus, mas somente um vestígio, como o que deixa um caminhante ao andar sobre a neve.
2º)As plantas e os animais se assemelham a Deus como seres vivos, pois têm vida. Mas tão rudimentar é esta vida nas plantas, que carecem de todo conhecimento; e tão imperfeita é nos animais, que seu conhecimento é meramente sensitivo, e não racional. Tampouco há, nas plantas ou nos animais, uma verdadeira imagem de Deus: possuem apenas um traço ou vestígios pouco mais perfeito que o dos minerais.
3º)O homem e os Anjos se assemelham a Deus como ser vivo inteligente e, neste sentido, constituem uma verdadeira imagem de Deus, ainda que na ordem puramente natural. Assemelham-se a Deus como seres inteligentes, se bem que a uma distância infinita da Sabedoria incriada, que é o Próprio Deus (Cfr.Gên 1,26)
4º)A alma em graça se assemelha a Deus precisamente enquanto Deus,.Ou seja, não somente enquanto ser vivo e inteligente, mas naquilo que faz com que Deus seja Deus: sua própria divindade. Como realidade divina que é, a graça pertence ao plano da divindade. E por isso está incalculavelmente acima de todos os seres criados ou que poderiam ter sido criados, incluindo os próprios anjos.

È impossível, a uma criatura, galgar maior elevação do que a proporcionada pela graça santificante, exceptuada a união pessoal ou hipostática do que a própria e exclusiva de CRISTO-homem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ROSARIO DOS AFLITOS

NOSSA SANHORA MÃE DOS AFLITOS, NOSSO AUXILIO, NOSSO IMEDIATO CONSOLO.
«Terei compaixão dos filhos que rezarem este rosário nas horas aflitas. Darei o meu auxílio e o meu imediato consolo.»


COMO REZAR O ROSARIO DOS AFLITOS.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.

Invocações ao Espírito Santo

Vinde Espírito Santo, Amor do Pai e do filho, visitai-me e enchei o meu coração com a vossa divina graça, fazei que a minha alma seja para sempre a vossa morada e o meu corpo vosso sagrado templo, ajudai-me a ser fiel á graça de Deus e inflamai-me no fogo do vosso amor, agora e sempre. Amem.

Oração do Credo

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu á mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado á direita de Deus Pai Todo-Poderoso de onde há-de vir a…

Oração Nossa Senhora do Desterro

Imprimir e dobrar.

Pai-nosso pequenino

Pai-nosso pequenino,
Quando Jesus era menino
Tinha as chaves do paraíso.
Quem lhas deu,
Quem lhas daria?
Foi a Santa Madalena.
Cruz no monte,
Cruz na fonte,
Nunca o diabo nos encontre,
Nem de noite, nem de dia,
Nem ao pino do meio-dia.
Já os galos pretos cantam,
Já o Senhor subiu à cruz.
Arcas Santas bem fechadas,
Viva o Corpo de Jesus.
Ámen.